Aprenda a criar um recurso no Vectorworks!
Hachuras, mosaicos, gradientes e imagens são tipos de atributos gráficos armazenados e gerenciados pelo Vectorworks sob a forma de recursos. Cada atributo citado acima é guardado como um recurso, que fica dentro de um arquivo de desenho, que pode ser o seu arquivo de trabalho atual ou algum outro, adicionado na barra como favorito. Sempre que você insere um atributo no seu projeto, o recurso relacionado a ele é armazenado no arquivo. Dessa forma, cada projeto do Vectorworks sempre traz consigo todos os recursos que estão sendo utilizados.
Criando um novo recurso
Vá ao menu Janelas/Paletas/Administrador de Recursos (Window/Palettes/Resource Browser) Ctrl+R (figura 1).
figura 1 – Menu Janelas/Paletas/Administrador de recursos
Clique na seta ao lado da palavra recurso e mova o cursor sobre a opção Novo Recurso em… (New Resource in…) e depois escolha a opção Imagem… (Image…) (figura 2).
figura 2 – Criando um novo recurso.
Na nova janela, localize o arquivo de imagem que quer importar e depois clique em Abrir (Open) (figura 3).
figura 3 – Localizando a imagem.
Nesta janela, você deve escolher (figura 4):
figura 4 – Opções de importação da imagem.
Método de Compressão (Compression Method): Formato de compressão da imagem dentro do seu projeto;
Referenciar (Reference): Ative esta caixa se não quiser que o Vectorworks guarde a imagem dentro do arquivo. Dessa maneira, o programa precisará saber como encontrá-lo toda vez que seu projeto for aberto.
Caminho Absoluto (Absolute Path): Faz com que o Vectorworks procure a imagem sempre no mesmo lugar em que foi encontrada na primeira vez que foi importada;
Caminho relativo ao documento atual (Path relative to current document): Faz o Vectorworks procurar a imagem a partir da sua posição, no computador, em relação ao documento;
Salvar cache da referência no disco (Save referenced cache to disk): Salva uma versão menor da sua imagem no documento;
Automaticamente atualizar referências desatualizadas durante a abertura do arquivo (Automatically update reference file open): Esta opção faz com que o documento procure automaticamente todas as imagens referenciadas assim que for aberto.
Clique em OK para confirmar a criação da imagem.
Veja na paleta Administrador de Recursos (Resource Browser) que a imagem está salva na área de recursos do seu arquivo (figura 5).
figura 5 – Administrador de recursos e aplicação da imagem como textura.
Para aplicar a imagem a um objeto, selecione-o e, em seguida, dê um duplo clique no desenho da imagem que está na paleta Administrador de Recursos (Resource Browser). Você pode clicar também sobre o desenho da imagem e arrastá-la em cima do objeto para fazer a aplicação.
OBS 1 A partir da segunda vez que você importa uma imagem, aparece uma janela perguntando se quer Importar um Arquivo de Imagem (Import an Image File) ou se vai Reutilizar Imagem de Outro Recurso (Reuse an Image From Another Resource).
OBS 2 Na janela que se abre, escolha Importar um Arquivo de Imagem (Import an Image File) e em seguida clique em OK.
Gostou deste post?
Ele foi baseado no tópico Recursos para aumentar a produtividade: Criação e edição de hachuras, mosaicos e gradientes,
que faz parte do livro Vectorworks passo a passo, disponível em papel ou em e-book. Para saber mais informações ou para comprar o livro, visite o site www.livrovectorworks.com.br
Aprenda a criar mosaicos aqui!
Quer saber também como criar gradientes? Clique aqui!